sábado, 27 de abril de 2024

Professora Sofia Fernandes Imbiriba, uma vida dedicada à educação - 26.06.2023


Professora Sofia Fernandes Imbiriba, uma vida dedicada à educação

  Estaremos lançando no dia 30 de junho o livro de memórias da Professora Sofia Fernandes Imbiriba. "Uma vida dedicada à educação" faz parte do Projeto Memória Santarena que teve início em 1988.

O lançamento acontecerá na Escola Professora Sofia Imbiriba localizada à Rua Raimundo Fona, 844, esquina com a Av. Rui Barbosa, bairro da Liberdade, às 10 horas da manhã.

     

Meu primeiro emprego foi como professor na Escola Comercial do Baixo Amazonas, em 1968, a professora Sofia Imbiriba não era mais a Diretora da Escola. A conhecia pela fama que conquistou como professora fundadora da " Escola Técnica de Comércio do Baixo Amazonas", em 1948.

Já no início da década de 1990, casualmente a encontrei morando no Asilo São Vicente de Paulo. Aos sábados pela manhã, eu tinha o costume de sair com os filhos para passear pela cidade, mostrar os bairros periféricos e, no final do passeio, parar no Asilo para conhecerem como vivem as pessoas nessas instituições de assistência social, onde os idosos são abrigados para viverem os dias finais da existência.

Durante a visita entregava a dois deles as carteiras de cigarro que me pediam, e que sorrindo agradeciam com aquele olhar de felicidade estampado no rosto.

Os motivos que levam os idosos aos Asilos são os mais diversos. Alguns viviam abandonados pelas ruas, outros os familiares não tiveram estrutura para cuidar deles em casa, e uma minoria está lá porque quer, como a professora Sofia Fernandes Imbiriba. 

Fiquei admirado com a presença da professora Sophia no Asilo São Vicente de Paulo, aproveitei a ocasião e com ela fui conversar. Falei do nosso Projeto Memória Santarena e perguntei-lhe se concordava em prestar seu depoimento para o Instituto Cultural Boanerges Sena. De pronto aceitou, disse que conhecia o alfaiate Boanerges Sena, a nossa família.

O próximo passo foi convidar o amigo Emir Bemerguy pra ser o entrevistador, e no dia 23 de maio de 1990, uma quarta-feira, tivemos o prazer de conversar com a professora Sofia Imbiriba, que aos 82 anos de idade mantinha uma memória privilegiada e nos contou que estava morando no Asilo por sua "Própria e espontânea vontade. Meus sobrinhos foram contra isso, mas eu tanto falei, tanto pedi que finalmente alcancei ficar aqui."

Professora Sofia Imbiriba nasceu em Santarém no dia 17 de setembro de 1902 e faleceu no dia 8 de setembro de 2001, nove dias antes de completar noventa e nove anos.

Pesquisando nos jornais da cidade à procura de informações sobre o falecimento da professora, encontrei no Jornal de Santarém de setembro de 2001 artigo do Sebastião Imbiriba - "Um século de Sofia", que faz parte deste livro. Nele fiquei sabendo que em homenagem ao seu centenário a ser comemorado no dia 17 de setembro de 2002,  seria lançado o seu livro de memórias autobiográficas: "SOPHIA - Memórias e Depoimentos".

No dia 12 de novembro de 2022 recebi a seguinte mensagem: "Cristovam, sou Thereza Lúcia, filha de Sebastião, mamãe pediu que contasse ao senhor, querido amigo dele, que ele faleceu nesta manhã. Obrigada por sua amizade."

Com o falecimento do amigo Sebastião Imbiriba fiquei sem saber se o livro de memórias da Professora tinha sido editado e lançado em 2002, como planejado pelo Sebastião. 

Em fevereiro de 2023 entrei em contato com a família do Sebastião no Rio de Janeiro, conversei com a dona Nanci, sua esposa. Depois, com a filha Valéria, tratei do lançamento do livro da Professora Sofia Imbiriba pelo ICBS, que já tinha sido programado para o primeiro semestre. Queria saber o que o Sebastião possuía sobre a Professora,  fotografias e principalmente os originais do seu livro de memórias autobiográficas.

Valéria prometeu pesquisar no computador do pai. Passado uns dias, gentilmente enviou-me 19 arquivos que encontrou no computador do pai Sebastião, referentes à Professora Sofia Imbiriba. Dentre eles estava o tão cobiçado originais do livro que não chegou a ser editado em 2002.

Valeu a minha persistência na procura dos originais do livro "SOPHIA - Memórias Autobiográficas",  e que agora faz parte do livro que estamos lançando "Sofia Imbiriba uma vida dedicada à educação"

A Professora Sofia Imbiriba assim inicia o seu livro autobiográfico:

"Prezado Leitor:

Satisfazendo os pedidos dos meus sobrinhos: Sólon José e Raimunda Sebastiana Guimarães Imbiriba, mais diversos alunos meus, que se diplomaram pelo Colégio Comercial do Baixo Amazonas Rodrigues dos Santos, vou experimentar passar para o papel, a maneira como aproveitei ou desperdicei os 94 anos que o Pai Celeste já me concedeu. Pode julgar-me."

Nos artigos e entrevista o nome da Professora é grafado de duas maneiras: Sofia e Sophia, mantive os dois para conservar o original dos textos. Entretanto, no seu livro de memórias autobiográficas, utiliza Sophia, que creio seja o da sua certidão de nascimento.

Dois dos seus ex-alunos do "Externato Santa Inês" escreveram sobre a mestra Sofia Imbiriba, textos contidos neste livro. O artista plástico e membro da Academia de Letras e Artes de Santarém, Renato Sussuarana, e o Desembargador do Trabalho e ex-Presidente do Tribunal Regional do Trabalho, Vicente José Malheiros da Fonseca.

 




Escreva um comentário